in , ,

15 melhores jogos de Final Fantasy de todos os tempos, classificados

Melhores jogos de Final Fantasy para adicionar na sua biblioteca, ou jogar agora mesmo! 

Final Fantasy é o nome do conceituado jogo de subgênero de RPG, tendo forjado um legado incrível ao longo de décadas de jogos de alta qualidade.

 Desde suas origens de 8 bits no NES até o recente lançamento de Final Fantasy 16 , os melhores jogos de Final Fantasy trazem mundos de fantasia para uma vida vívida e os preenchem com narrativas, personagens e jogabilidade que capturam os corações dos jogadores em todo o mundo.

Embora o legado contínuo de Final Fantasy seja um sucesso inegável, dificilmente se pode afirmar que cada lançamento foi tão bom quanto o anterior. Alguns títulos da série apresentam histórias interessantes com jogabilidade sem brilho, enquanto outros exploram novas direções emocionantes sem se fixar no patamar. No entanto, todos os jogos entre os 15 melhores jogos da franquia têm algo a oferecer aos fãs. Confira agora!

 

15. Lightning Returns: Final Fantasy XIII

Jogos Final Fantasy

Apesar de uma recepção muito mista dos fãs a Final Fantasy 13 , a Square Enix se comprometeu a continuar sua história em dois jogos subsequentes. Lightning Returns é a conclusão desta saga, e muitos jogadores voltaram para ver o final da história. Embora ecoe muitos pontos fortes e fracos do primeiro jogo, também introduziu um problema-chave próprio – um limite de tempo para cada arquivo salvo. Concedido, é uma parte da história, mas é uma escolha frustrante para um jogo Final Fantasy .

O conceito de limite de tempo dá uma sensação de urgência para correr pelo jogo, o que funciona contra o que muitas pessoas consideram a experiência central de Final Fantasy . Mundos expansivos, horas de exploração, missões secundárias e segredos em abundância são tipicamente um apelo central para a série. Transformar tudo em um sprint simplesmente não parece tão divertido. No entanto, não deixa de ser um dos jogos mais aclamados da série 

 

14. Final Fantasy Crystal Chronicles

Crystal Chronicles faz o que foi projetado para fazer, oferecendo um título Final Fantasy sólido para o GameCube e proporciona uma divertida experiência multijogador. Ele atinge o primeiro objetivo com desenvoltura, embora o sucesso do segundo seja de qualidade um pouco mais mista.

A implementação multijogador foi um pouco complicada, exigindo um link de sistema com o Game Boy Advance que, embora elegante e inovador, era uma escolha notavelmente ruim e difícil de manejar quando se tratava de reunir amigos para uma sessão. Como resultado, é incrivelmente difícil jogar Crystal Chronicles como foi planejado em seu hardware original. As mudanças multijogador em Crystal Chronicles Remastered Edition disponíveis em hardware moderno contribuem muito para tornar este título mais fácil de pegar e jogar.

 

13. Final Fantasy 7: Crisis Core

Em termos de jogos PSP, Final Fantasy 7: Crisis Core oferece uma experiência de RPG de ação impressionantemente ambiciosa. Os visuais são impressionantes para o portátil, e qualquer narrativa que explore ainda mais Final Fantasy 7 será recebida de braços abertos. No contexto dos jogos Final Fantasy , no entanto, Crisis Core é um pouco confuso, e o mesmo vale para sua remasterização de 2022, Crisis Core Reunion .

Embora consiga contar uma grande história através dos olhos do personagem jogável de Final Fantasy 7 Zack Fair , cujo ponto de vista estava faltando no universo de Final Fantasy 7 antes de seu lançamento, a jogabilidade real pode parecer um pouco decepcionante e fraca em alguns pontos. Não há muita personalização para tornar as batalhas mais interessantes e as lutas parecem monótonas rapidamente. O enredo, no entanto, vale a pena o trabalho árduo.

 

12. Dissidia Final Fantasy

Melhores jogos de Final Fantasy

Dissidia foi outra tentativa de tirar Final Fantasy da caixa de RPG e entrar em um novo território, desta vez sob o disfarce de um clássico jogo de luta. O conceito é sólido – de alto nível, até Jogar o duelo de Cloud e Sephiroth em uma briga em tempo real foi, sem dúvida, um sonho de muitos fãs de Final Fantasy anos antes do lançamento do jogo.

Ao contrário de alguns spinoffs, Dissidia conseguiu entregar razoavelmente seu potencial. Embora o enredo pareça um pouco forçado para dar conta da variedade de lutadores de diferentes mundos e universos, a narrativa raramente é onde os jogos de luta se destacam. No entanto, a série Dissidia é definitivamente um dos jogos menos conhecidos e menos jogados da franquia por um motivo. É um lutador decente e uma excelente diversão, mas definitivamente não ultrapassou muitos limites para seu gênero.

 

11. Final Fantasy X-2

Sequências verdadeiramente diretas já foram inéditas no universo Final Fantasy , mas Final Fantasy X-2 foi um jogo disposto a quebrar o molde. Este jogo é uma sequência direta de Final Fantasy X, seguindo Yuna em uma nova aventura após os eventos do primeiro jogo. .

Final Fantasy X-2 recebeu muitas críticas por se afastar ainda mais do que os fãs de longa data esperavam da série. Sua injeção de elementos mais voltados para a ação no sistema de batalha não foi para todos, e ele vira para a esquerda em uma atmosfera alegre e alegre, afastando-se ainda mais dos temas decididamente sombrios dos títulos anteriores. Mesmo assim, seus seguidores de culto têm alguns crentes muito apaixonados.

 

10. Final Fantasy X

Final Fantasy X marcou um ponto de viragem para a série que agrada mais a certos fãs do que a outros. Ele trouxe muitos novos recursos interessantes e mecânica de progressão para a mesa, mas a natureza direta e direta do enredo e da jogabilidade em geral pode deixar um gosto ruim na boca.

Apesar dessa falha considerável, profundidade e conteúdo secundário suficientes são empacotados no tamanho respeitável do mapa Final Fantasy 10 para reter um pouco do valor de repetição. O trabalho do personagem, agora com diálogos de dublagem como uma série inicial, pode ser um sucesso ou um fracasso, bem evidenciado pela cena de risada de Tidus. Como um jogo básico do PlayStation 2, Final Fantasy 10 continua sendo uma entrada clássica e comumente amada.

 

9. Final Fantasy XV

Melhores jogos Final Fantasy

 

Final Fantasy 15 é um jogo com defensores fervorosos e detratores, o que não é particularmente surpreendente considerando quantos pontos fortes e fracos ele tem. O jogo fez o possível para reconciliar o antigo e o novo, avançando em uma direção mais ativa e voltada para a ação, enquanto se afastava da natureza linear de Final Fantasy 13 para trazer um mundo aberto massivo de volta à vanguarda.

A peça central da narrativa – o vínculo entre os quatro protagonistas – contribui para uma viagem frequentemente divertida e atraente com um elenco adorável. Infelizmente, nem sempre combina com o escopo geral da narrativa ou com os fundamentos trágicos da trama. Áreas decepcionantes e conteúdo de história cortada também tornam óbvia a produção problemática do jogo. Há muito o que amar em Final Fantasy 15 , mas essa paixão tende a vir acompanhada de muita frustração.

 

8. Final Fantasy XVI

Jogos de Final Fantasy

Final Fantasy 16 se afasta das vibrações de boy band de 15 para fundamentar a série em uma fantasia medieval mais sombria mais uma vez. É mais uma entrada com potencial significativo para dividir os fãs, já que uma narrativa focada e uma experiência de jogo custam alguns dos elementos de RPG mais ricos pelos quais a série é conhecida.

Embora a personalização limitada, a falta de uma festa tradicional e uma variedade decepcionante de missões secundárias do Final Fantasy 16 possam ser um problema, o jogo oferece principalmente seus elementos principais, mantendo a iniciativa do jogador suficiente para evitar as armadilhas do Final Fantasy 13 . O combate pode ser o maior triunfo de ação da franquia até agora, lembrando o design grandioso e a fluidez de jogos como Devil May Cry.

 

7. Final Fantasy VIII

Final Fantasy VIII apresenta um excesso de boas ideias, desde a abordagem interessante e nova do sistema de combate e convocação até a trama sinistra e profundamente cerebral. No entanto, continua sendo um dos jogos mais polarizadores da série, com uma série de falhas difíceis de negar.

A difícil transformação em uma narrativa temática para adultos muito jovens, o abraço repentino de personagens e locais renderizados de forma realista e o estranho sistema de magia fazem pouco para afastar as críticas. O grande problema, realmente, provavelmente está em sua proximidade com Final Fantasy 7 . Parece que FF8 tentou muito capitalizar o sucesso da direção estilística de seu irmão mais velho e, inversamente, resultou em muitas comparações injustas.

 

6. Final Fantasy 7 Remake

Melhores jogos de Final Fantasy

Ao contrário do restante das várias atualizações de Final Fantasy em jogos mais antigos, Final Fantasy 7 Remake consegue criar uma nova experiência que se destaca do jogo original, dando a ele uma reivindicação genuína como um dos melhores jogos que Final Fantasy tem a oferecer. O FF7 Remake mergulha no enorme cenário urbano de Midgar do jogo original, trazendo-o à vida com proezas gráficas modernas e criando uma nova visão de uma história familiar dentro dele.

Uma chave importante para o sucesso de Final Fantasy 7 Remake é sua disposição de reorganizar aspectos da história. É melhor entrar no jogo sem spoilers, mas a abordagem diferente ajuda a tornar a jornada uma jornada que vale a pena, mesmo para jogadores que têm o jogo original memorizado de frente para trás. Um sistema de combate em tempo real com pausa que preserva a inspiração mais clássica do que a abordagem mais confusa do Final Fantasy 15 cria uma ação dinâmica e envolvente.

 

5. Final Fantasy IX

Final Fantasy 9 é um dos jogos mais amáveis da franquia, e muitos fãs irão argumentar por seu lugar no topo da lista. Parece uma carta de amor às origens da série, ao mesmo tempo em que consegue incluir modernização e melhorias de qualidade de vida suficientes para ressoar com seu público.

O retorno às suas raízes de alta fantasia, exploração de mundo aberto sem frescuras e equipamentos clássicos refrescantes e sistemas de progressão, polvilhados com algumas reviravoltas modernas, são pontos altos particulares a serem apreciados aqui. Sua familiaridade fundamental pode ser uma faca de dois gumes, no entanto, parecendo um pouco previsível e estereotipada, apesar de um elenco variado e cuidadosamente reproduzido.

 

4. Final Fantasy XIV: A Realm Reborn

Jogos Final Fantasy

O lançamento de Final Fantasy 14 foi um desastre, e por muito tempo ridicularizado como um incrível passo em falso após o relativo sucesso do MMO inicial da série, Final Fantasy 11 . O jogo foi quebrado, cheio de bugs e um festival decepcionante com uma interface do usuário terrível e um design de mundo sem inspiração no lançamento em 2010. A história de retorno que lançou as bases, no entanto, é notável.

A transição para Final Fantasy 14: A Realm Reborn foi nada menos que magistral, ligada a vários eventos e atualizações no jogo que culminaram em um evento apocalíptico conhecido como Calamidade. O que emergiu das cinzas foi, por falta de melhores descritores, um jogo muito melhor. Mecânica de progressão nova e renovada, um mundo vibrantemente redesenhado e novos conteúdos mal arranham a superfície em termos das etapas tomadas para garantir que Final Fantasy 14 fosse, verdadeiramente, A Realm Reborn .

 

3. Final Fantasy XI

A classificação de Final Fantasy 11 entre os melhores jogos de Final Fantasy pode parecer uma escolha estranha duas décadas após seu lançamento, mas este jogo fez muito pela franquia. Ele mostrou que o mundo de Final Fantasy poderia ficar online em grande estilo e ajudou a realmente entrar no mercado de consoles de MMORPG.

Para encurtar a história, Final Fantasy 11 é tudo de bom em Final Fantasy reunindo tudo de bom em MMORPGs, com ótima jogabilidade de RPG e histórias envolventes vividas ao lado de pessoas reais em um mundo online persistente. Pode não resistir perfeitamente a tudo que Final Fantasy 14: A Realm Reborn conseguiu, mas foi o primeiro jogo a colocar Final Fantasy online. E o fez de uma maneira incrivelmente refinada.

 

2. Final Fantasy VII

Final Fantasy 7 é uma escolha comum para o melhor jogo Final Fantasy , e não é de surpreender que tantos o coloquem no topo da lista. Este é realmente o jogo que lançou a série Final Fantasy ao status lendário, consolidando-a como um nome familiar nos próximos anos.

Este título assumiu riscos estilísticos que valeram a pena, e uma minoria de enredos de Final Fantasy 7 que precisam ser consertados não pode chegar perto de atrapalhar o sucesso de sua versão futurista de ficção científica em elementos clássicos de alta fantasia. A história e o elenco são simplesmente inesquecíveis, com Cloud, Aerith e Sephiroth sendo instantaneamente reconhecíveis até mesmo por quem nunca jogou a série. A nostalgia é tão pesada quanto um saco de tijolos com este, e o jogo facilmente ganha o lugar que ocupa no coração de tantos fãs.

 

1. Final Fantasy VI

Vários dos melhores jogos Final Fantasy seriam escolhas razoáveis ​​para a entrada número um da série, mas Final Fantasy 6 é o que mais merece a coroa. Os títulos a seguir teriam maior sucesso comercial, mas este é o jogo que realmente mostrou ao mundo dos jogos do que a série era capaz em termos de conteúdo impressionantemente profundo e expansivo e narrativa verdadeiramente épica. Em poucas palavras, quase não há fim para as maneiras pelas quais este jogo preparou o caminho para o sucesso sem precedentes de Final Fantasy 7 .

O extenso elenco é incrivelmente bem realizado, com cada personagem parecendo distintamente humano enquanto luta pela narrativa sombria e distópica. Tramas secundárias, conteúdo opcional e segredos praticamente cobrem o mapa do mundo, e a mecânica de progressão familiar é simplificada sem parecer barata ou diluída. Além disso, apesar do status duradouro de Sephiroth como um ícone cultural, Kefka é um vilão ainda mais atraente e memorável. Com um excesso de excelência em todas as áreas de seu design, Final Fantasy 6 continua sendo a melhor experiência de Final Fantasy .

Qual seu game favorito da franquia de RPG? Deixe sua opinião nos comentários!

Confira mais jogos em GTPro Gamer